domingo, 11 de dezembro de 2011

Entrevista com coordenador de Informática educacional de Parauapebas.

O blogueiro Lucas Alves, esteve esta manhã 09/12/2011 entrevistando o coordenador de Informática educacional do município de Parauapebas Valdejan Sá, sobre a Inclusão digital e quais as novidades para 2012 para as escolas municipais, vamos conferir a entrevista que já está postada no site da escola wwwescoladomingoscardosodasilva.blogspot.com
 Lucas Alves. O que é inclusão digital?

Valdejan Sá. 
A inclusão digital é um termo amplo, principalmente quando pensamos numa perspectiva mundial, isto é, dá acesso a todas as pessoas às melhorias proporcionadas pelos avanços tecnológicos nas diversas áreas do conhecimento. No Brasil, estamos avançando paulatinamente, os novos desafios da exploração de petróleo, a produção de insumos, equipamento, gêneros alimentícios para uma população economicamente ascendente, requer pessoas capacitadas e atualizadas; a escola, como espaço primeiro de acesso o conhecimento cientifico organizado, tem papel fundamental na busca de desde cedo incluir e familiarizar sua clientela com as novas tecnologias. Varias iniciativas foram tomadas a nível municipal, e os reflexo disso são as conquistas já a vista: todas as escolas municipais possuem laboratórios de informática (média de 30 máquinas), acesso a internet, datashow exclusivo para trabalhos nos laboratórios e central de ar, professores exclusivos para este atendimento, acompanhamento pedagógico e técnico, além desses profissionais cursarem o curso de capacitação em manutenção e montagem de computadores ofertado aos professores de laboratórios e pessoal de secretaria escolar. Inúmeros projetos pedagógicos (ver blogs das escolas) são executados nas escolas com vistas ao apoio didático dos conteúdos de sala de aula, oficinas de inclusão em algumas escolas.

 
Lucas Alves. Quais as principais novidades para 2012 nas escolas municipais?


Valdejan Sá. A SEMED está elaborando projeto para inseri o netbook nas salas de aula, ou seja todas as salas de aulas devem possuir um netbook para auxiliar na aprendizagem do aluno da rede municipal.

Para os laboratórios já está em fase de aquisição a ampliação do link, para melhor acesso nas escolas com velocidade real da conexão.

Em 2011, recebemos 14 laboratórios de informática do MEC, para 2012 esperamos mais 08.

Os professores recebem formação continuada via Proinfo Integrado e Plataforma Freire na área da computação.

E mais de 31.010 alunos, cerca de 90%, foram beneficiados diretamente pela secretaria de educação em 2011, com acesso a computadores e internet, a mesma meta para o ano de 2012, é de 100% das escolas públicas municipais beneficiadas.
Entrevista: Lucas Alves Fotos: Prof. Wallasce.

2 comentários:

Anônimo disse...

Leticia-blogueira...
Muito legal essa entrevista que o blogueiro Lucas feis ao cordenador de informática educacional do municipio de Parauapebas Valdejan Sá,sobre inclusão digital

ferdinan 100% disse...

Muito bacana essa entrevista do bloqueiro Lucas com o coordenador
Continue assim bloqueiro

tchau pra todos................