terça-feira, 8 de novembro de 2011

Atividade On-line, Depois de lermos e sintetizarmos o livro de Policarpo Quaresma, que era um homem pequeno e magro. Vestia fraques curtos na frente e com abas atrás, nas cores preto,  azul, cinza ou listrado, uma cartola alta, de abas curtas, completava aquele figurino fora de moda...


Agora vamos fazer uma síntese do livro, não esqueçam CTRL + C e CTRL + V, podem comprometer sua nota.  Obs. A atividade deverá ser postada de 09/11/11 a 22/11/11 e valerá 5 pontos boa sorte para todos e qualquer dificuldade e só deixar um comentário e responderei ou enviem email para wallascann@gmail.com. Prof. Wallasce 

19 comentários:

Anônimo disse...

Teste!

Anônimo disse...

Soter Mineração 29
Alunas: Ana Lidia Silveira
Ana Raquel Costa de Sousa
Caroline Almeida
Delaine


O livro Triste Fim de Policarpo Quaresma narra a história de amor que ele tinha pelo seu país.Policarpo era um homem de costumes comuns aos dos seus vizihos e ainda sim chamava a atenção, talvez pelo hábito de ler.Tudo o que pudesse aprender sobre o Brasil era conveniente, pois passava todo seu conhecimento aos seus colegas,e cada dia ele buscava aprender mais sobre o país.
Para ele não existia lugar mais bonito, mais rico em diversidades do que o Brasil.Seus rios,suas florestas, suas músicas... sua cultura,apesar de não entender sobre a música, tratou de aprender a tocar viola e aprofundar seus conhecimentos, apostava que o Brasil seria um país apaixonado pela música.A história se passa na época de acontecimentos importantes na história brasileira,como a Revolução Federalista,no Rio Grande do Sul,a Revolta da Guerra Armada no Rio de Janeiro,a alinça formada pelo Brasil , Argentina e Uruguai na Guerra do Paraguai.Mas no fim, Policarpo descobre que o país que ele tanto defendia, tanto idolatrava, não passava de um sonho, e que o país tinha uma realidade totalmente diferente.

Anônimo disse...

ESCOLA:SOTER
PROFESSOR:WALLASCE
ALUNA:NYELE XAVIER TELES
CURSO:EDIFICAÇÕES TURMA 28
RESUMO
É um romance do pre-modernismo brasileiro,escrito por Lima Barreto.
Este é um dos romances que discute principalmente a questão do nacionalismo e as diferenças entre as pessoas idealistas e as que se preucupam somente com o proprio bem-estar.
o personagem é muito criticado, por ser preucupado com a econômia, cultura e a politica.
Policarpo teve em sua vida três grandes projetos para o Brasil,transformar a atual lingua na Tupí,depois agricola,comprou sitio devido as terras serem boas,e por fim a politica que ocasionou a morte do mesmo,ele mcompletamente patriota um homen nacionalista.

Anônimo disse...

Professor, boatarde.
comforme combinamos irei levar o trabalho impresso,não estou conseguindo enviar devido a quantidade de caracteres

Sds;

Rodrigo José da Silva
Mineração 29

Anônimo disse...

SOTER
CURSO: Técnico em mineração-29
Aluna: Gleiciane França
Ivanildo de oliveira
Charlson Ribeiro
Elaíde da Silva

Livro:Triste fim de Policarpo Quaresma
Autor: Lima Barreto
Policarpo Quaresma conhecido como major Quaresma,era um homem pequeno magro e tinha o olhar baixo,vestia fraques curtos na frente e com abas atrás nas cores pretas,azul,cinza listrados.Morava com numa rua afastada todos conheciam e respeitavam só não vivia sozinho porque morava junto com sua irmã Adelaide.Quaresma era educado com todos mas também não tinha amigos por causa do seu jeito esquisito,aos dezoitos anos Quaresma quis ser militar,mas foi reprovado no exame de saúde,deu um jeito de arranjar um emprego como funcionário administrativo do Exército,foi então que começou a estudar as riquezas na naturais,era tão fanático que se irritava que dissesse que rio Nilo do Egito era maior do Mundo,para ele nenhum podia ser maior do que o rio Amazonas.
Depois de trinta anos se dedicou estudo aos temas da Pátria ele sentia o impulso para fazer algo que demonstrasse o grande amor que sentia pelo Brasil.Quaresma tirou férias já fazia dez dias que não saia de casa,passava a manhã lendo os jornais e de tarde dava longas caminhadas com o preto Anastácio que era empregado fiel há trinta anos.Ismênia era um moça que estava noiva ,seu noivo ia se formar em dentista no fim do ano,não sentia mas apaixonada mas casar era seu destino,Ismênia não era feia e nem bonita,toda sua beleza estava nos cabelos sedosos,onde seu pai não gostava de seu noivo,onde era melhor casar com um militar,Ismênia tinha muito medo de não arranjar outro ,então a mãe acabou convercendo que o dentista ganham bem,mas já fazia quatro meses que o seu noivo não escrevia nenhuma carta.Major Quaresma passou seis meses no hospital da Praia da Saudade e quando saiu de lá ,ele saiu menos perturbado e mas abatidos,não se sentia bem em sua casa,sua afilhada deu uam idéia de comprar um sítio.Onde lá planejou sua nova vida o era o Sítio do Sossego ficava no município de Cururu não era feio e nem belo,só queria provar que qualquer solo brasileiro era capaz de criar riquezas e dar a quem trabalha nele um vida farta.Nas primeiras semanas o major Quaresma levava Anastácio para explorar as terras onde ensinava os nomes da plantas,Quaresma anotava desda de predras até animais,Anastácio ensinava Quaresma plantar é capinar.Um mês depois Quaresma já capinava direito,Adelaide se preocupava e não era entusiasmada e tinha vindo junto só pelo costume de morar com ele.Ricardo morava numa pensão fazia muitos anos mas sentia falta de Quaresma ,que era capaz de devolver sua animação mas o sítio fica tão longe e ele não tinha dinheiro.


O general Albernaz convidou Ricardo para tocar no casamento da filha Quinota,Ricardo pediu para o general arranjar uma passagem para ele ir visitar o Quaresma,mas ele pediu que ele aparecesse no outro dia.Na semana seguinte foi o casamento de Olga Quaresma não foi mas mandou seu presente.Quaresma foi para o Rio de Janeiro achar comprador até porque a terra estava dando seu primeiro lucro,onde houve uma infestação de formigas pelo milharal depois ele colocou veneno e matou todas as formigas e só assim pode colher os frutos,Quarema tinha que viajar mas para isso teve que arrumar uma companhia para sua irmã Adelaide,e botar as coisas do sítio em ordem.Quaresma chegou no Palácio Presidencial e ficou esperando o Presidente Floriano chamar,sua cara era mole e grosseira,tinha um bigode caído,uma expressão de tristeza,Quaresma tinha grande consideração pelo Marechal não quis jugar que aquela cara doentia representasse a falta de coragem.

Anônimo disse...

Escola: SOTER
Professor: WALLASCE
Cursor : Técnico em mineração-29
Alunos: Helaine Quintão, Paulo Augusto, Patrícia e Alesson Serra
Data: 19/11/11

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA
Policarpo Quaresma era um homem de baixa estatura, mago, e tinha o olhar baixo. Parecia está sempre olhando para os próprios pés, mas os olhos brilharam de força e entusiasmo por trás dos óculos quando piscavam. Fraques curtos na frente e abas atrás, nas cores pretas azul, cinza ou listrado. Completava aquele figurino fora de moda.
Funcionário público é um nacionalista exaltado, que só valorizava os produtos nacionais, e a cultura tipicamente brasileira, estudava as riquezas naturais, a historia, a geografia e a politica da pátria. Ele era um Brasileiro por inteiro, para ele só servia produtos nacionais. Ele chegou a propor que a língua tupi-guarani seja a língua oficial do país por ser a língua dos índios. Somente o amigo Ricardo Coração Dos Outros e a filhada Olga a valorizar suas ideias. Outros achavam que ele era louco, e Quaresma passou alguns meses internado num hospício. Quando saiu, comprou um sitio o no interior e resolver se dedicar a agricultura, com plantações de Milho, Laranjeiras, Abobras, Batata-Doce e a Abacates, mas percebeu então que não ia adiantar nada a cultivar as suas plantações. E nem aprender a tocar o violão.
Policarpo falava que o violão e o instrumento da modinha, que é a mais legitima expressão da poesia nacional e já ocupou lugar de honra na corte portuguesa no século passado. Mas acabava envolvido na politicagem local. Volta ao rio de janeiro quando acontece a revolta armada. Ao defender o governo do marechal Floriano Peixoto, Quaresma mais uma vez se desiludiu pela falta de nacionalismo dos governantes do país e acabava sendo preso no final, percebeu que a pátria que tanto defendia era apenas um sonho e a realidade é bem diferente.

Anônimo disse...

Escola: soter
Turma: Mineração 29
Alunos: Kerly Maia, Werisneide, Eva de lima, Adailton Pereira


O TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA

Policarpo Quaresma, conhecido como, major Quaresma é funcionario administrativo do exército, ele é um homem apaixonado pela pátria e pelos costumes e cultura tipicamente brasileira, ele valorizava os produltos nacionais, só comia comidas nacionais, lia livros que falavam sobre o Brasil, só ouvia musicas nacionais, tocava alguns intrumentos indigenas, e para aprender mais sobre a música brasileira ele começa a ter aulas de violão, que era um intrumento dos escrevos e por isso recebia algumas criticas de vizinhos.
O major era tão louco pelos costumes brasileiros, que enviou para o congresso nacional um memorano, propondo que o tupi-guarani, chamada por ele de “nossa lingua mãe”,tornace a lingua oficial do país apenas para tornar o Brasil mais original e mais brasileiro, porque ele acreditava que o português era uma lingua emprestada ao Brasil. O major é criticado por todo mundo e é massacrado pela impensa nacional devido essa ousadia, e todos começam a achar que ele esta louco, Quaresma foi enternado num hopício para se reculperar de sua loucura. Já recuparado o major sai do hospício e vai morar em um sítio, e começa a cultivar a terra, plantou milho, feijão, batata, em fim, mas sem usar fertilizantes ou qualquer outro produlto importado, porque ele acreditava que o Brasil tinha os solos mais férteis do mundo, e não precisava disso.
O Brasil começa a passar por um conflito interno, a chamada Revolta da Armada, e Quaresma decide ir ao Rio de Janeiro para lutar a favor do governo de Floriano Peixoto. A revolta já durava 4 meses, e a vetória do governo já não era tão ceta, no meio do combate o major foi ferido e vai pro hospital, quando sai de lá a revolta tinha acabado, e ele, junto com seu batalhão fora presos. Na prisão quando começa a ver seus soldados serem levados para serem fusilados, o major começa a ver seus sonhos se desmoronarem, e percebe que tudo que ele fez pela pátria não teve nenhuma importância, não valia de nada, e que ele havia desperdiçado sua vida por um sonho impossivél.

Anônimo disse...

Escola: Soter
Professor: Wallasce
Curso: Mineração Turma: 29
Leitura e Interpretação de Texto
Equipe: Idelson Maykon Pereira Oliveira
Josiel Aires da Rocha
Maria Lucicléia M. da Silva
Rodrigo José da Silva

Thais Nascimento Lopes

Resumo Sobre o Livro “ Triste Fim de Policarpo Quaresma”

O livro “ Triste Fim de Policarpo Quaresma” do escritor Lima Barreto, é um romance que tem como protagonista Policarpo Quaresma, o livro se inicia comentando detalhadamente suas características físicas, comportamentais, a sua rotina como um todo.
Policarpo era um homem “... pequeno magro e tinha o olhar baixo...” queria ser militar mas foi reprovado, então logo conseguiu um emprego de funcionário administrativo, morava com sua irmã Adelaide numa rua afastada de São Januário. Mas a característica principal e mais marcante é seu patriotismo exagerado, Policarpo era dono de uma imensa biblioteca, com os melhores e mais variados títulos nacionais, que iam de Bento Teixeira a livros estrangeiros que falavam do Brasil, como o de um soldado alemão que passou pelo Brasil.Um dia, pesquisando em seus livros, policarpo descobriu que o violão era um grande símbolo nacional, não deu outra, Policarpo logo contratou Ricardo, um dos violonistas mais famosos da época, para torná-lo o mais próximo possível deste símbolo.
Policarpo e os vizinhos fizeram uma festa em que veio muita gente ,sendo engenheiros , o major e funcionários. A festa era uma comemoração de formatura, e o violonista não foi convidado pois os dono da festa achavam que assim era descente.
Alguns reunidos na festa faziam perguntas e Ismênia respondia de um jeito quieto e retraído, por um outro lado Cavalcante cercado pelos rapazes falava com orgulho da formatura.
Na sala de jantar ,o general estava reunido com os que tinham títulos: o contra-Almirante caldos, o major Inocêncio ,o doutor Florêncio e o capitão de bombeiro Sergismundo.
A carreira de caldas na marinha tinha sido parecido com a de Albernaz no exercito, só embarcou no navio por pouco tempo durante a guerra do Paraguai quando chegou a capitão-tenente, foi mandado para o Mato Grosso para comandar o couraçado Lima Barros.
Em certo dia muitas pessoas foram surpreendidas com a noticia que Quaresma estava doido, pois ele havia feito um documento e enviou para a câmara, pedindo que o tupi-guarani torna-se a língua oficial do Brasil.
E fizeram uma pergunta, o porquê o major Policarpo quaresma foi parar no hospício? logo responderam que ele tinha decidido fazer algumas coisas para mostrar o grande desejo que tinha para contribuir para o Brasil.Na câmara o secretario riu e depois todos foram se entregando a gargalhadas devido o documento a qual ele enviou a câmara, Policarpo tinha dos homens uma ideia única, dos grandes estudiosos, dos sábios, dos inventores e só estava interessado em tornar o país mais brasileiro.

1 parte.

Anônimo disse...

Escola: Soter
Professor: Wallasce
Curso: Mineração Turma: 29
Leitura e Interpretação de Texto
Equipe: Idelson Maykon Pereira Oliveira
Josiel Aires da Rocha
Maria Lucicléia M. da Silva
Rodrigo José da Silva
Thais Nascimento Lopes

2 parte:

Depois de estar no hospício, Policarpo quaresma recebeu varias visitas, uma dessas visitas foi a de Olga, ela ficava perguntando o por que tudo isso e como tudo começou? Eram varias perguntas a qual ela se fazia com pena do padrinho.
Alguns dias Adelaide foi visitar seu irmão policarpo e começou ver que ele dizia coisa com coisa, e a tratar amigo como inimigo, fechando-se para o mundo. Passou- se uns dias Olga e os pais foram visitar policarpo quando chegaram lá perceberam que Quaresma estava menos exaltado, e menos delirante.
Talvez se sentisse menos perturbado, ele perguntou pela irmã a qual fazia um tempo que não o visitava. Durante um período de seis meses no hospício, o major policarpo descobriu que nada é pior que a loucura.
Saiu de lá e quando voltava para casa sua afilhada perguntou:
Padrinho, porque não compra um sítio? Policarpo si interessou com a pergunta e comprou uma terra, planejou em fazer horta e outras coisas. Alegre, o major não era, mas ficou animado com a nova vida no sítio, enxergou laranjeiras em flor, abacateiro de troncos fortes segurando os pesados frutos, sendo que as terras era um lugar maltratado e abandonado.
Sítio do sossego no município de Curuzu, distante duas horas do trem da cidade, não era feio e nem belo ,era calmo ,a casa estava no alto do terreno, o major era filosofo-disse o tenente quando ia embora, ao se despedir, policarpo ficou perguntando porque os políticos não lutam pelas terras que só querem carinho, trabalho e amor.
O pai de Olga consegue um noivo para sua filha, ela aceitou sem reclamar, pois ele era doutor e na teoria logo ia ficar rico. Ele pensava que Olga ia casar com ele por causa do diploma de doutor mais no começo ela estava iludida pela a sua inteligência, pelo o amor a ciência de Armando, Quaresma tinha desistido de aprender a tocar violão mais ainda gostava de coisas nacionais. Olga com o seu marido, sai para visita atração do lugar que é a cachoeira, Olga ficou impressionada com a pobreza das casas e ela se perguntava onde estavam as hortas, os pomares, o gado e as vacas leiteiras? No outro dia foi passear e perguntou para Felizardo porque ele não plantava? E ele disse que a terra não era dele e que tinha formiga, e também não tinha ferramenta.Na verdade ela estava muito doente, seu pai fazia tudo o que podia para ajuda-la, seguia o conselho de todo mundo, a levava para casa de médicos que olhavam para seus olhos e gritavam sem nenhuma explicação. Um dia Ismênia comenta com sua mãe que iria morrer e gostaria de estar vestida de noiva nesse momento, sua mãe triste diz para ela não repetir mais isso, então Ismênia foi dormir e quando acordou encontrou um vestido de noiva no guarda-roupa, ela o vestiu e logo sentiu uma fraqueza e quando vieram ajudar ela já estava morta.
Quaresma olhavam as inscrições, eram longas e tinham nomes e datas. Ele era um sonhador e muito patriota e gostaria que todos fossem como ele.

Anônimo disse...

Dez Leis Para Ser Feliz
No Livro Dez Leis Para Ser Feliz do escritor e psiquiatra Augusto Cury, relata sobre a importância da Felicidade em nossas vidas no nosso dia-a-dia, porém não é simplesmente ter é também preciso querer tê-la e por mais incrivel que pareça ela é encontrada nas pequenas coisas do nosso cotidiano,como sentir o sabor da água, a brisa no rosto, o cheiro da terra molhada. É extrair das coisas pequenas coisas grandes emoções, No entanto ser feliz não é estar insento de perdas e frustrações, por isso é preciso ter sabedoria para controlar as emoções.
Há vários motivo para uma infelicidade: angustia,medo,insônia trabalho excessivo, pessoas que vivem para o trabalho esquecendo-se da família, Dos amigos e das diversões da vida e o mais importante de si mesmo ficando isolado do mundo, Criando um mundo de angústia. Com tudo devemos sorrir, Olhar as coisas simples da vida, pois a felicidade está na nossa frente é só ter a capacidade de enxergar-la e vencer nossos medos, E por isso não podemos esquecer de que sua vida é a maior impresa do mundo e só você pode evitar que ela vá a falência.

Anônimo disse...

Escola:Soter
Professor:Wallasce
Curso:Mineração Turma:29
Leitura e Interpretação de Texto
Aluno: Diarlisvan Oliveira dos Anjos
Dez Leis Para Ser Feliz
No Livro Dez Leis Para Ser Feliz do escritor e psiquiatra Augusto Cury, relata sobre a importância da Felicidade em nossas vidas no nosso dia-a-dia, porém não é simplesmente ter é também preciso querer tê-la e por mais incrivel que pareça ela é encontrada nas pequenas coisas do nosso cotidiano,como sentir o sabor da água, a brisa no rosto, o cheiro da terra molhada. É extrair das coisas pequenas coisas grandes emoções, No entanto ser feliz não é estar insento de perdas e frustrações, por isso é preciso ter sabedoria para controlar as emoções.
Há vários motivo para uma infelicidade: angustia,medo,insônia trabalho excessivo, pessoas que vivem para o trabalho esquecendo-se da família, Dos amigos e das diversões da vida e o mais importante de si mesmo ficando isolado do mundo, Criando um mundo de angústia. Com tudo devemos sorrir, Olhar as coisas simples da vida, pois a felicidade está na nossa frente é só ter a capacidade de enxergar-la e vencer nossos medos, E por isso não podemos esquecer de que sua vida é a maior impresa do mundo e só você pode evitar que ela vá a falência.

Anônimo disse...

Soter: sistema Organizacional- técnico Regular
Curso: Mineração 29
Professor: Wallasce
Componentes: Julio Braz, Najila, Magno Nunes, Marco Antonio


Triste fim de Policarpo Quaresma

Policarpo Quaresma conhecido como major Quaresma. Era subsecretario do arsenal, aos dezoito anos, quis ser militar, mais foi reprovado no exame de saúde.
Quaresma era um brasileiro por inteiro, o major nunca usava e nem comia nada estrangeiro, pois achava o Brasil muito melhor, sentia dentro de si um forte impulso para demonstrar o amor que sentia pelo Brasil.
Ficava triste como um povo não que não guardaria mais suas tradições tudo que era produzido no Brasil para Quaresma tinha mais valor, Era um nacionalista nato.
Alga conversa com Ricardo, violonista para Policarpo, maracá e a inúbia eram instrumentos mais difíceis, verdadeiros instrumentos nacionais. Casamento de Ismâria com dentista depois de 5 anos! Festa de noivado!
Ismênia não era apaixonada pelo noivo Cavalcanti, mais pensava que casar era o único destino que lhe cabia.
Presente na festa o “ atrapalhado” contra almirante Caldas que perdeu o navio. Dona Maricota reclama que ninguém dança e ainda tem quatro filhas solteiras. Genelício aparece com seu jeito de escriturário. Comunica a Abernaz (pai da noiva) que acha que Quaresma esta doido.
Quaresma foi parar no hospício fez algo para mostrar o apreço que tinha pelo Brasil. Sugere a substituição do português pelo tupi-guarani.
Na câmara, todos riam. O jornal publica uma característica de Quaresma o ridicularizando.
O colega Coleando leu o jornal e afirma. “Esta doido!”
Policarpo não se interessa por dinheiro, gloria ou posição social, só quer o melhor para o Brasil.
Com a resposta da mídia, ficou mais convencido de que o nacionalismo era a salvação da pátria.
No trabalho invejavam sua seriedade e, agora o centro das atenções, apontavam para ele e duvidavam do seu conhecimento.
No meio de uma confusão, prestando atuação no que os outros falavam sobre ele, traduziu um oficio para o Tupi e o enviou para o diretor e foi suspenso.
Olga vai visitar o padrinho no hospício. O crime, a doença e a loucura igualam o homem.
Quaresma, depois de internado, vai recuperando os modos amáveis.
Olga comunica que vai casar com Armando, formando em Medicina.
Mente para o padrinho ao dizer que vai porque ama.
Ricardo, que “corre” pela aposentadoria de Quaresma, esta preocupado por aparecer um negro violinista, um rival.
O noivo de Ismênia sedar noticias há 4 meses.
Durante os seis meses no hospício da saudade, o major Policarpo Quaresma descobre que nada e mais triste do que a loucura. Sai de lá menos perturbado, Mas abatido. E foi para casa, a afilhada deu a idéia.
- Padrinho, porque não compra um sitio, ele ficou muito entusiasmado. O Brasil tem os terrenos mais fartes do mundo, Alga chegou a se arrepender da idéia.
O major planejou a nova vida em todos os detalhes.
Imaginou plantar muito, colher muito, mais não estava interessado no lucro só queria mostrar que o esforço e a vontade tudo podem.
Era meio dia Quaresma com um palito na boca esperando o Presidente, Floriano, quem quer governar o Pais. Apresenta de terno, com seu bigode caído e seu olhar de tristeza. Após isto o Major Quaresma e Floriano entraram em acordo. Quaresma explicou-se que não era major, pois não tinha comprido com as normas.
Quaresma foi ate seu compadre e conversaram a respeito de munições para o batalhão, partiu para o centro da cidade onde avistou um homem sendo empurrado pelos soldados e o coronel respondeu, ele e um patriota rebelde.
Quaresma comandava um canhão, passou por artilharia e mecânica para entender cada movimento de seu canhão.
No final de tudo, o Governo prendeu Quaresma. Marechal não quis atender a senhora e foi embora angustiada de cabeça baixa atrás de Ricardo coração dos outros.

Anônimo disse...

So

Anônimo disse...

Soter: sistema Organizacional- técnico Regular
Curso: Mineração 29
Professor: Wallasce
Componentes:silvio silva da costa,suelem silva, diarlivan oliveira dos anjos,amauri morais de araujo

O triste fim de Policarpo Quaresma
Mais conhecido como major Quaresma. Era um homem comum, que tinha seus costumes apaixonado por livros, e pelo Brasil. Policarpo era um homem só, apesar de dividir uma boa e confortável casa com sua irmã Adelaide.Apesar de exibir sua vasta coleção de livro decide então a ter aulas de violão com um amigo.
Ainda não satisfeito, achava que ainda era necessário demonstrar seu grande amor pelo Brasil, então dedicou todo o seu tempo estudando a primeira língua falada pelos índios: A tupi- guarani, mas não só a língua, e sim seus costumes, comportamentos, festa e cultura.
Quaresma ES seu amigo Albernaz foram até Maria Rita para descobrir o Bumba- meu- boi e Tangolomango. Mas ficou decepcionado por que descobriu que muitas daquelas canções e história era de origem estrangeira, e ele queria descobrir lendas e costumes da nossa terra.
Finalmente Ismênia, uma das filha de Albernaz, amigo de Quaresma , iria se casar, finalmente ela poderia dar uma resposta de quando ia se casar: Em março.
Reuniram – se toda sua família menos Quaresma, porque Albernaz achava que um seresteiro não ia ficar bem em uma reunião de família então ele não foi.
Após ficar louco Quaresma foi entornado numa clinica,colocando perigo assim mesmo e a seus familiares.Quaresma ficou largo tempo na clinica de reabilitação.
Uma das visitas feitas pela sua afilhada e seu pai seu compadre,carisma estava mas calmo após longa conversa sua afilhada falou que ia se casar com uma medico quer iria se formar,sua Irma não ia nem visitar o irmão.
Durante seis meses major Policarpo Quaresma,sou mas não queria não se sentia bem
Na cidade sua afilhada deu a idéia para comprar um sitio ele se entusiasmou mas o major não entendia nada de planta e criação de animais,logo levou anotação um homem que tinha lindo bastante sobre a fauna e flora brasileira.
Animado planejou a nova vida,imaginou muito não estava interessado na (mito)(lenda)ainda que criação e plantação iam dá.

1º parte

Anônimo disse...

Soter: sistema Organizacional- técnico Regular
Curso: Mineração 29
Professor: Wallasce
Componentes:silvio silva da costa,suelem silva, diarlivan oliveira dos anjos,amauri morais de araujo

O triste fim de Policarpo Quaresma
E para bravo qualquer brasileiro podia criar riqueza e ter uma vida saudável.
Mais na época coronéis e barões só pensavam em política e viviam dela,mas o major não apóia nem um candidato para não ficar mal com ambos os lados.apos ele ter sido deixando de lado pela sociedade carioca,o violonista Ricardo morava numa pensão no subúrbio sua frio quando diziam q um violonista negro era melhor. Mas Ricardo não deixava seu orgulho.
Alguns dias depois Ricardo foi convidado para tocar e cantar no casamento de uma das filhas do general Albernaz,após alguns drinques conversa vai e vem cada um valorizando a sua profissão medico,militar,bancário e ate mesmo um simples violonista.
Quando se prospera todas as profissões são boas .
Dois dias após a festa de casamento da filha do general ,Ricardo foi visitar seu amigo no sitio passa os dias e Ricardo o sitio e a vila Juriti com Olga ver a situação das pessoas na região de Curuzu , Felizardo pois ele não plantou na terra que mora,o homem respondeu. Isso e bom para Italiano e Alemão que o governo da tudo.o governo não gosta de nos.
As formigas acabaram com a plantação de milho, e o major cuidou para não deixar ervas de passarinho matar as plantação de abacateiro, foi para Rio de Janeiro vender os abacates depois de muito andar pelo mercado acabou vendendo o cento pelo preço que as banca cobravam por uma dúzia. Para resolver os problema com formiga , o major saiu com Mané candeeiro e vasculhou todo o sitio em busca de entrada, buracos, túneis, panelas, olhos de formigueiro e bombardearam todas as pista das formigas com poderosos venenos, todo esse processo pode colher abobora, aipim, batata- doce.
Depois da posse do novo presidente da republica, Quaresma ser apresentou ao mesmo não achava com cara de gente boa mais deve que atura, dentro do seu gabinete Quaresma colocou seu memorando em cima da sua mesa, mais Floriano não deu há mínima, entusiasmado foi Polígamo ser apresenta ao novo tenente- coronel Bustamante, dias ser passa uma visita há noite ao quartel o major encontra o Floriano e lhe pergunta ser ele leu seu memorando – e o homem diz – eu li, você pensa que vou botar uma enxada na mão de cada um desse vadios.Quaresma, você é um sonhador.


2º parte

Anônimo disse...

Soter: sistema Organizacional- técnico Regular
Curso: Mineração 29
Professor: Wallasce
Componentes:jamile almeida, ivonete cruz, joao otavio, danielle alfaia, antonilda cavalcante, thiago.


O triste fim de Policarpo Quaresma

Policarpo Quaresma era um senhor apaixonado pelo Brasil, super nacionalista. morava com sua irmã Adelaide em uma casa que continha todas as coleções de livros brasileiros. toda essa obseção faz com ele seja desprezado e ridicularizado pela sociedade, como exemplo cito a substituição da língua portuguesa pela língua tupinambá, pois para ele essa realmente seria a língua do brasileiro, de sua origem e deveria ser adotada. Essas teorias o levam ao sanatório onde ele passa seis meses. Após sua saída do sanatório resolve aceitar a sugestão de sua afilhada, Olga e compra um sítio e vai morar com sua irmã Adelaide onde se dedica a agricultura com o objetivo de mostrar para a sociedade que as terras brasileiras são as mais férteis do mundo.Encontra vários problemas e perde muito dinheiro para conseguir produzir.
Ainda no sítio envolve-se na política a favor das reformas de Floriano Peixoto com a idéia de transformar o País. Engaja-se como militar e vai lutar na revolta da Armada. Quaresma é ferido em combate e não vê a derrota dos revoltosos. Neste período de inatividade reflete sobre tudo que vivera até ali e triste se vê transferido como carcereiro na ilha das Cobras.
e no meio de tantas confusões ele acaba sendo preso pelo general, e todos só ouvem falar de um sonhador nacionalista.

Anônimo disse...

soter

Anônimo disse...

SOTER: SISTEMA ORGANIZACIONAL TECNICO REGULAR
CURSO: MINERAÇÃO 29
PROFESSOR: WALLASCE
COMPONENTES: ANTONIO SILVA ROCHA,EURICO RODRIGUES,PAULO CESAR,MARCILIO GUEDES
TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA
POLICARPO QUARESMA CONHECIDO COMO MAJOR QUARESMA CHEGOU EM CASA NO HORÁRIO DE SEMPRE, QUATRO E QUINZE DA TARDE, COMO ACONTECIA A MAIS DE VINTE ANOS, ERA UM HOMEM PEQUENO E TINHA UM OLHAR BAIXO. ERA SUBSECRETÁRI DO ARSENAL DE GUERRA,ERA GENTIL E EDUCADO COM TODOS.
OS 18 ANOS QUIS SER MILITAR, MAS FOI REPROVADO NO EXAME DE SAÚDE, E AOS VINTE ANOS QUANDO SENTIU QUE SE TORNAVA CADA VEZ MAIS PATRIOTA DEU UM JEITO DE ARRUMAR UM EMPREGO COMO FUNCIONÁRIO ADMINISTRATIVO DO EXÉRCITO,ELE ERA BRASILEIRO POR INTEIRO, POLICARPO NÃO TINHA REGIONALISMO TANTO QUE NINGUÉM ERA CAPAZ DE DIZER EM QUE LUGAR DO MUNDO ELE TINHA NASCIDO. OS COLEGAS ESCUTAVAM FINGINDO INTERESSE QUANDO ELE SAIA RECLAMAVAM ESSE QUARESMA É CHATO! NÃO MUDA DE ASSUNTO. DEPOIS DE TRINTA ANOS DE DEDICAÇÃO AOS ESTUDOS E TEMAS DA PÁTRIA, QUARESMA SENTIA DENTRO DE SI UM FORTE IMPULSO PARA FAZER ALGO QUE DEMONSTRASSE O GRANDE AMOR QUE SENTIA PELO BRASIL. ELE ESTAVA CONVENCIDO QUE OS NOSSOS PAÍS TINHA VOCAÇÃO PARA SER MAIS IMPORTANTE DO MUNDO.
ISMÊNIA, ESTAVA MUITO ALEGRE COM O NOIVADO QUE JÁ TINHA DATA MARCADA, SERIA NO FINAL DO ANO , EMBORA NÃO SENTIA NADA PELO NOIVO, E SEU CASAMENTO ERA SÓ UMA OBRIGAÇÃO DA ÉPOCA , AS MOÇAS AO ATINGIREM A MAIORIDADE TINHAM QUE SE CASAREM , EMBORA NÃO SETIA NADA PELO NOIVO E SEU PAI GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS SEMPRE ESPEROU QUE SUA FILHA CASASSE COM UM TÉCNICO OU UM HOMEM QUE FOSSE DESTAQUE DA SOCIEDADE. E NAQUELE MOMENTO O SEU SOGRO GENERAL, PAI DE ISMÊNIA, ESTAVA EM SUA CASA EM UM JANTAR DE NOIVADO DE SUA FILHA REUNIDO COM OS HOMENS MAIS IMPORTATANTES E CULTOS DA SOCIEDADE, CORONÉIS, ALMIRANTES,CAPITÃES, SÓ PESSOAS DE ALTO NÍVEL.
ALI HAVIA GENTE DE TODA ESPÉCIE E A DESIGUALDADE ERA GRANDE, E O RICARDO VIOLONISTA SEMPRE QUERIA DIVIDIR A SUA DOR COM ALGUEM, ANGÚSTIADO LÁ DO ALTO AVISTANDO A TERRA E TUDO QUE HÁ VIU UMA POBRE MULHER LAVANDO ROUPAS PARA ELE AQUELA MULHER SOFRIA MUITO MAS ESTAVA CANTANDO UMA CANÇÃO DELE COM ISSO ELE VIU QUE ESTAVA COMPARTILHANDO COM ELA .
CHEGOU O MOMENTO QUE RICARDO SE SENTIA TÃO SOLITÁRIO E DESCLASSIFICDO DIANTE DO POVO, MÁS NÃO DEMOROU MUITO ELE RECEBEU UM CONVITE PARA CANTAR NA FESTA DE CASAMENTO DA FILHA DO GENERAL FOI AI QUE PERCEBEU QUE AINDA ERA REI DO VIOLÃO.
O MAJOR POLICARP0 QUARESMA FOI UM GRANDE NACIONALISTA , PATRIOTA E INTELECTUAL POR ESSE MOTIVO ERA VISTO COMO LOUCO OS PRÓPRIOS AMIGOS DEBOCHAVAM DELE.
QUARESMA DEIXOU TUDO PARA TRÁS E FOI A GUERRA ELE ESCREVEU PARA O PRESIDENTE SOBRE O FUZILAMENTO DOS PRISIONEIROS ERAM ESCOLHIDOS NO MEIO DA NOITE PARA SEREM MORTOS.
ELE DESDE OS DEZOITO ANOS NUNCA TINHA BRINCADO E NEM FARREADO E NEM AMADO ESTUDANDO TUPÍ-GUARANI PARA QUE, SÓ SERVIU DE DEBOCHE. SUA AFILHADA E SEU AMIGO TEMTARÃO DESESPERADAMENTE TIRÁ-LO DA CADEIA, MAS FOI TUDO EM VÃO OS COLEGAS O CHAMAVAM DE TRAIDOR E LOUCO.
AFILHADA E O AMIGO DE QUARESMA ACABARAM DESSISTINDO PARA QUE ELE MORRESSE COM DIGNIDADE.

Anônimo disse...

No comentário do livro triste fim de Policarpo Quaresma, ocorreu um erro no nome de Caroline.
As alunas são: Ana Raquel costa de sousa
Ana Lidia Silveira
Caroline de Cássia Viana Garcia
Delaine Cardoso